12/07/2015

Dicas para o ENEM (foco redação)

 

    Em outubro deste ano acontece as provas do ENEM, e como a maioria de vocês eu também vou fazer. Então para ajudar resolvi dar algumas dicas que eu aprendi e também outras que eu gostaria de ter conhecimento.
    Primeiramente, ESTUDE, ESTUDE, ESTUDE! Sei que você escuta muito essa frase, mas estudar é a chave de tudo. Segundo, deixe a preguiça de lado, nada de ficar adiantando, pega esse caderno agora, vai ler e fazer os exercícios. Vale lembrar que a internet pode ajudar também, então olhe muitos videos no youtube, lá tem varias aulas que te ensinam muito, e te ajudaram a aprender os conteúdos de maneira mais simples.
    Agora sobre a redação, eu nunca fui boa, mas acredito que se você, escrever, reescrever, e se esforçar em cumprir todos quesitos que são pedidos no ENEM você pode tirar um boa nota, lembrando que a redação vale 1000 pontos.
    Sobre as competências que o ENEM avalia, elas são: Demonstrar domínio da norma culta; Usar outras matérias para complementar seu texto, que faça sentido com o tema proposto (como algo na história, por exemplo); Mostrar seu ponto de vista, expondo seus argumentos de defesa; e demonstrar conhecimento de mecanismos linguísticos.
    Dicas para uma boa redação: Ter uma boa estrutura, letra legível, não deixar espaço, prestar atenção nas pontuações e gramatica, não usar gírias, não escrever muitas palavras ''difíceis'', não usar frases clichês e feitas, cuidar para não repetir muito as palavras, fazer uma argumentação ética, se posicionar contra ou favor do problema defendendo sua tese com bons argumentos, apresentar uma solução e desenvolver uma proposta clara e inovadora.

LEMBRETE: NADA DE COPIAR DOS TEXTOS DE APOIO! (citação até pode). Se possível revisar bem a redação antes de passar a limpo e cuidar muito para não errar.

    Essa dica é para como começar seu texto (a coisa mais difícil para mim) eu aprendi com a Profª Chris, ano passado e confesso que é certamente um grande primeiro passo para começar seu texto. Isso seria como um rascunho de tudo que pode estar no sua redação, ideias que vão te ajudar a dar inicio.
   Depois que você sabe qual é o assunto, você escreve ''palavras-chaves'', elas seriam tudo o que vier na sua cabeça relacionadas ao tema. Em seguida, deve-se escrever possíveis causas e logo após as consequências desde problema, e para finalizar algumas soluções. Usando essa técnica fica mais fácil de se escrever, porque ali, você praticamente só precisa juntar tudo de forma organizada e clara.
   Bom, o post era mesmo só para das algumas dicas para redação, que acho que é de grande ajuda ter conhecimento disto. Boa sorte nos estudos! Beijos!

8 comentários:

  1. Ótimas dicas Thamy, a redação deveria ser a parte mais fácil (pra mim vai ser hehe)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Su.Você que acha, espero que se de bem. Vou terrivel para mim ano passado :S

      Excluir
  2. Agora é cruzar os dedos pra que seja um tema interessante ou fácil de escrever!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tomara! To roendo as unhas esperando que seja fácil.

      Excluir
  3. Realmente, estudar é a chave de tuuudo! Tem que ter muito foco!
    Realmente, posts assim é de grande ajuda e utilidade pública, né? Mt bom!!
    E que você vá bem na prova!!!
    Obs: Amei amei seu comentário lá no blog!
    Beijão!
    www.pequenaverissimo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito Obrigada, eu amo teu blog! Beijos

      Excluir
  4. Ain show!!!!Ótimas dicas pra quem é péssima em redação (como a pessoinha aqui que não é nada criativa) rsrsrs Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir

Copyright © 2014 | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo